Muitos correm atrás de uma vida bem sucedida e fazem de tudo para conseguir, às vezes deixam até de se congregar para atingir o feito. Influenciados por essa sociedade capitalista o homem a fim de conseguir o seu objetivo chega até a transformar a igreja, um lugar que é para louvar e adorar a Deus, em uma instituição para satisfazer seus desejos individuais. E muitos líderes religiosos conhecendo esse desejo egoísta dessa sociedade pós-moderna direcionam as suas mensagens ao sucesso financeiro e algo desse tipo e deixam de priorizar que o cristão deve ter uma vida santificada (separada) para Deus. E quando isso acontece os membros levam uma vida sem nenhuma consciência do pecado, tem uma vida dupla sendo que uma é um crente dentro da igreja, dizimista, ofertante e cooperador no trabalho – ora, é exatamente esse o propósito desses lideres arrecadar cada vez mais dinheiro – e outra fora da igreja, adultero, mentiroso, falador da vida dos outrose levantador de contenda.
A vida do crente não é somente, como muitos pensam, fazer parte de uma instituição religiosa, ir aos cultos aos domingos. Ser cristão é muito mais do que seguir esses padrões, na verdade, esse padrão deve ser a consequência da vida com Deus. Ser cristão é colocar em pratica os ensinamentos do mestre no dia a dia.
O que adianta está na igreja, ser membro e não está em comunhão com Deus por causa de uma vida cheia de pecado. Paulo dizia que se esforçava para não dar nenhum motivo de escândalo a ninguém mesmo sendo perseguido, em açoites, prisões, tumultos, em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns (2 Co. 6. 3), para que o seu ministério não caísse em descredito.
Paulo aos filipenses apresenta a característica de uma igreja em Cristo, nesta carta ele levanta elogios a esta igreja. Paulo não pede para eles serem tudo aquilo que ele fala em Fl. 2. 1, mas ele manifesta a sua alegria por esta igreja praticar tudo isso. Mas o que essa igreja já praticava? Vejamos:“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns estranháveis afeto e compaixões” (v. 1)
Observe que ele mostra quatro características importantes no cristão, portanto são elas que serão analisadas:
1) “[...] conforto em Cristo”: O termo conforto é paraklesis e está no sentido de encorajamento está relacionado ao passado, quando foram consolados por Cristo por várias provações. Enquanto o homem pós-moderno tenta se virar do seu próprio jeito egoísta tentando fugir das dificuldades Paulo mostra que por está em Cristo o cristão já tem uma repentina consolação vinda da parte de Deus. (Sl. 30. 5). Portanto, a melhor coisa a fazer é entregar os caminhos ao Senhor e confiar nEle porque Ele tudo fará. (Sl. 37. 5).
1) “[...] conforto em Cristo”: O termo conforto é paraklesis e está no sentido de encorajamento está relacionado ao passado, quando foram consolados por Cristo por várias provações. Enquanto o homem pós-moderno tenta se virar do seu próprio jeito egoísta tentando fugir das dificuldades Paulo mostra que por está em Cristo o cristão já tem uma repentina consolação vinda da parte de Deus. (Sl. 30. 5). Portanto, a melhor coisa a fazer é entregar os caminhos ao Senhor e confiar nEle porque Ele tudo fará. (Sl. 37. 5).
2) “consolação de amor”: Esse termo, paramythion, realmente significa consolo, conforto tendo quase o mesmo significado que paraklesis, porém com um sentido de incentivo. E claro para amor é utilizado ágape que mostra o tipo de amor de Deus. Observe que Paulo mostra que uma igreja quando está em Cristo Jesus ela tem conforto do amor de Deus na sua vida. O crente que anda de acordo com a Palavra de Deus ele recebe os seus benefícios da parte do Senhor, sendo consolado pelo Rei Eterno.
3) “[...] comunhão no Espírito”: koinonia. Muitos ao olharem a Bíblia se perguntam por que os milagres e o avivamento que existiam naquela época não acontecem nos dias de hoje. Ora, “comunhão” era uma característica tanto da igreja de filipenses como da igreja primitiva (At. 2. 42). É uma característica que é necessária numa igreja que está em Cristo Jesus. Uma igreja cheia do Espírito Santo de Deus tem comunhão tanto com o seu próximo como com o Espírito do Senhor o resto é consequência.
4) “[...] afeto e compaixões”: David Demchuk observa algo importante nessas palavras de Paulo, porque ele usa o termo splanchna, que se refere ao mais profundo sentimento para com o próximo e oiktirmos, que se refere à misericórdia de Deus. Ora, este texto está relacionando o amor dos filipenses um para com o outro ou de Deus para com os cristãos? Na verdade Paulo estava dizendo que o afeto e a compaixão que receberam de Deus possa ser passado entre os crentes e que eles possam viver em afeto e compaixão.
Portanto, conclui-se que a melhor coisa é está em Jesus porque estando nEle temos conforto em Cristo, consolação de amor, comunhão no Espírito, afeto e compaixão entre os irmãos. E essas são as características de uma igreja que tem o Espírito Santo e deixa se guiar pela Palavra do Senhor Jesus Cristo. Mas como disse Paulo “completai o meu gozo para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo animo, sentindo uma mesma coisa”.
Miquéias Diôgo.
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